7 de janeiro de 2008

Luxos Pretinentes

Antigo ministro PS pede 600 mil euros de indemnização. Casa Pia: Julgamento de Paulo Pedroso contra Estado português começa hoje

O julgamento da acção cível de Paulo Pedroso contra o Estado português por prisão ilegal no âmbito do processo Casa Pia inicia-se hoje na décima Vara Cível de Lisboa. Este é o primeiro processo contra o Estado português relacionado com o processo Casa Pia e pode influenciar eventuais decisões de pessoas ilibadas ou que venham a ser absolvidas naquele processo.

O antigo ministro do Trab
alho de António Guterres pede uma indemnização de 600 mil euros ao Estado por ter permanecido preso cerca de cinco meses no âmbito do processo Casa Pia, beneficiando posteriormente da decisão de Ana Teixeira Pinto de não o pronunciar, não sendo presente a julgamento, tal como sucedeu com Herman José.

A primeira testemunha a depor deverá ser o actual presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, uma das 20 testemunhas de Paulo Pedroso, em que se contam também o actual ministro do Trabalho, Vieira da Silva, e os deputados Vera Jardim (PS) e Mota Amaral (PSD).
O procurador João Guerra, que liderou a investigação, e a antiga provedora da Casa Pia Catalina Pestana estão entre as testemunhas arroladas pelo Ministério Público.

Segundo o "Correio da Manhã", o juiz da fase de inquérito do processo Casa Pia, Rui Teixeira, é também testemunha do Ministério Público, assim como os psiquiatras Pedro Stretch e Álvaro de Carvalho, que acompanharam as alegadas vítimas de abusos.
Neste tipo de processo, o Ministério Público arrola habitualmente como testemunhas os juízes e procuradores que conduziram os inquéritos.in Publico

Digo eu: Após o julgamento e sendo provado a absolvição do Estado Português, qual será o montante da indemnização que nos PORTUGUESES iremos pedir a este e outros senhores que "avacalharam, emporcalharam, desprezaram, ridicularizaram e nos insultaram", na Assembleia da Republica o dia da sua libertação?
Têm memoria curta ou foi apenas um acto heróico e desmedido de solidariedade??

3 Assentos:

Asno disse...

Um melhor ano para O Cadeirão, são os desejos asininos!

Abraço!

07/01/08, 17:18
Tiago R Cardoso disse...

Eu queria ver se fosse um cidadão "comum" se teria direito a tanto mediatismo ou sequer capacidade para exigir uma indemnização, mem que fosse de um cêntimo...

08/01/08, 09:33
Anónimo disse...

Só há indemnização caso se prove que está inocente.
Neste caso há indícios e testemunhos, mas as amizades, os contactos e as ligações deste senhor, impediram que fosse a julgamento.
Não há nada melhor que ter amigos e família em lugares de decisão.

09/01/08, 10:32