14 de dezembro de 2007

Ministro diz, "Patrão" Manda...

Cinco disse o ministro, 10 diz Jorge Patrão

Novas regiões de turismo de Portugal Continental

A Região de Turismo da Serra da Estrela sai reforçada no novo diploma aprovado em Conselho de Ministros, diz o respectivo presidente. Mas Jorge Patrão não poupa críticas à tutela Luís Fonseca “Vão passar a existir 10 regiões de turismo e não cinco”, como anunciado pela tutela na quarta-feira, no final da reunião de Conselho de Ministros. A garantia é dada pelo presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão.


O ministro da Economia, Manuel Pinho, e o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, referiram que das actuais 19 passam-se para cinco regiões - Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve - havendo ainda uma aposta prioritárias noutras cinco zonas do País com potencial turístico. "Reajo com surpresa ao anúncio que foi feito", disse Jorge Patrão. "As informações de que disponho é que o Conselho de Ministros aprovou dez áreas regionais, totalmente independentes umas das outras e cada uma com a sua entidade gestora", sublinha.

"Durante um ano fomos assediados por essa vontade de aprovar apenas cinco regiões e ainda há um mês tentaram levar a Conselho de Ministros essa proposta, mas nunca vingou. O Governo acabou por decidir bem", aplaude o responsável. "Com a decisão do Conselho de Ministros damos a batalha por finda. Estamos disponíveis para colaborar no futuro, mas num ambiente de verdade que pelos vistos nem no anúncio desta situação aconteceu", destaca.

OS PÓLOS DO PENT

Jorge Patrão era um dos contestatários à redução de 19 para cinco regiões de turismo, considerando que marcas como Serra da Estrela perdiam autonomia e capacidade de promoção por serem "diluídas em regiões administrativas sem imagem turística".
"Agora haverá cinco regiões cujo desenho corresponde às regiões NUT II e cinco que correspondem aos pólos estratégicos definidos em 2006 no Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT)", que são Douro, Serra da Estrela, Oeste, Alqueva, Litoral Alentejano.

Fundão na RTSE


"No caso da Serra da Estrela, ganhamos mais competências e financiamento". "Passamos a ter capacidade de contratação directa com o Governo e mais território", realça. Segundo Jorge Patrão, em virtude do desenho das NUT, a RTSE deixa de integrar Oliveira do Hospital, mas ganha os concelhos do Sabugal, Fundão, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda. “Haverá uma actividade complementar com aquela que os municípios já tenham no terreno”, refere, nomeadamente em relação à empresa Fundão Turismo. “É um concelho sempre bem-vindo a este organismo”, sublinha Patrão.

Reacções


A associação representativa das agências de viagens congratulou-se com a decisão do Governo de reduzir o número das regiões de turismo . A estrutura diz que Portugal é um destino turístico uno e sem particularidades relevantes. "A promoção de Portugal padece do excesso de organismos e entidades envolvidas”, conclui.
Entretanto, a Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET) convocou uma assembleia geral para hoje, em que vai analisar a aprovação do Governo de reduzir das actuais 19 para 10. in Diário XXI

Nota: Quem pode manda

1 Assentos:

adrianeites disse...

Feliz Natal!

21/12/07, 17:53