6 de setembro de 2007

Fusão de Portugal e Espanha é um «absurdo»


Cavaco comentou ideia de uma federação ibérica defendida por Saramago


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva classificou hoje como um «absurdo» a ideia de uma federação ibérica entre Portugal e Espanha, defendida em Julho último pelo Nobel da Literatura José Saramago.

«Basta conhecer a história de Portugal para dizer que essa hipótese é um total absurdo», respondeu Aníbal Cavaco Silva a uma questão de um jornalista da agência de notícias espanhola EFE.

O Chefe de Estado falava durante uma conferência de imprensa no âmbito da sua visita ao Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária, em Estrasburgo, França, a primeira das Instituições Europeias que visitou, seguindo ainda hoje para Bruxelas.

Saramago defendeu, em Julho numa entrevista ao Diário de Notícias, a fusão entre Portugal e Espanha, sugerindo que daí poderia resultar um país designado Ibéria.

O escritor de 84 anos, que reside há 14 na ilha espanhola de Lanzarote, considera que Portugal, «com dez milhões de habitantes», teria «tudo a ganhar em desenvolvimento» se houvesse uma «integração territorial, administrativa e estrutural» com Espanha.


Afinal não tinha perdido o sono


0 Assentos: