28 de agosto de 2007

Ski na Serra no Seu Melhor

Fábio Ribeiro quer competir por Portugal, mas queixa-se de falta de apoio

"O atleta, natural de Lamego, lamenta que a Federação Portuguesa de Esqui, com sede na Covilhã, não o apoie financeiramente. Mas a instituição diz que não tem recursos.


Fábio Ribeiro, jovem de 23 anos praticante de freestyle na modalidade de esqui, criticou na última semana a Federação Portuguesa de Esqui (FPE) por falta de apoio financeiro para a participação em provas que assegurem o passaporte para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, no Canadá.

O jovem, natural de Lamego, atleta do Clube Desportivo de Vale Formoso, treinou durante as últimas duas semanas no Esqui Parque, em Manteigas, e fez manutenção física no ginásio do Hotel Meliá, da Covilhã.
Nos últimos três anos, o atleta tem participado em várias provas com a bandeira portuguesa, assegurando que da Federação Portuguesa de Esqui não recebeu mais do que apoio burocrático. “Os dirigentes disseram-me que assegurariam um financiamento para a participação em provas e até agora nunca recebi nada”, afirmou ao Diário XXI Fábio Ribeiro...

“NÃO TEMOS DINHEIRO”


José António Pinho, presidente da FPE, disse ao Diário XXI que “a Federação tem prestado todo o apoio ao atleta, nomeadamente ao nível da inscrição nas provas, pagamento do seguro e oferta de equipamento, que ele tem recusado”. “Dinheiro não temos para lhe dar”, argumenta. “Pediu-nos um apoio de 20 mil euros e isso corresponde a metade do orçamento anual da Federação”, referiu o dirigente.
“Não basta ter ambição para chegar aos Jogos Olímpicos”, lembra. “Os resultados das provas em que ele tem participado não são de molde a que o Comité Olímpico de Portugal apoie a sua preparação pelo menos até ao momento”, acrescenta José Pinho"...

Eu permito-me fazer a seguinte observação:

Se efectivamente o atleta tem valor, esta a 3 pontos dos melhores do mundo e atendendo não só´as verbas disponibilizadas, para a Serra da Estrela assim como todo o marketing inerente a promoção da mesma, a Região de Turismo, A Turistrela e os Minicipios perdem esta oportunidade por uns 20.000€.

Talvez se gaste mais que isso em campanhas que não levam "in loco" o nome da Serra assim como tenham um efeito tão mediático.

Sera que o Fábio não tem valor efectivamente ou será falta de "padrinho".

Esta é mais uma daquelas historias que...


2 Assentos:

adrianeites disse...

a eterna questão da distribuição dos subsidios..

os menos sensiveis dirão: eu trabalho e não recebo subsidios...

os mais sensiveis dirão: deem lá o dinheiro ao homem..

bem eu não sei o que diga.. a não ser que o atleta se quiser mesmo consegue e não precisa de esperar por subsidios..

cp's

29/08/07, 09:18
José Lopes disse...

O que é verdade é que sem competição a sério não se chega lá. A sugestão dos patrocínios parece-me bem a propósito para este caso.
Sendo um pouco cínico, pergun se o jovem tivesse ganho algum torneio importante, se não viría logo o tal organismo oficial apelar ao orgulho pátrio?
Cumps

29/08/07, 12:03